Sermões





Jonas: um profeta no porão.




Wilma Rejane


Jonas foi um profeta que exerceu seu ministério no governo do Rei Jeroboão II, inicio do século VII ( 793 a 753 a.C). Filho de Amitai, nativo de Gate Hefer, Jonas era nacionalista e de temperamento um tanto curioso: teimoso, exclusivista, mal humorado, enfim como pode alguém com essas características ser mensageiro de Deus? Eis a beleza dessa narrativa que se desenrola sob o manto do amor pelos perdidos e imperfeitos. Deus ama simplesmente e como hábil escultor, Ele molda nosso caráter e espírito considerando que somos homens, “sujeitos a paixões” Tg 5:17. Perfeito é Deus e  Seus caminhos,  nós caminhantes ainda que indignos de Sua presença, somos aceitáveis  por tudo que não somos, pois nessa relação entre céu e terra, Soberano é o Senhor a quem Jonas designa de “O Deus do céu, que fez o mar e a terra” Jn 1:9.  Somos absolutamente dependentes da graça Divina para viver.


Jonas era hebreu e fora comissionado para pregar o arrependimento a cidade de Nínive, uma viagem de 1300 km para o Oriente aquém de sua morada. Nínive era inimiga de Israel e vivia a saquear os territórios de Israel e Judá. Deus diz: “Vai Jonas, fala para aquele povo se arrepender antes que eu envie meu juízo e destrua a nação”. Deus sempre concede oportunidades de arrependimento, Eclesiastes  9:11: Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.” E a oportunidade estava sendo renovada para Nínive, era tempo de arrependimento e perdão. Jonas, contudo fez seu próprio julgamento e concluiu serem os ninivitas pecadores demais para merecerem perdão de Deus.

“E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor . Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. ”Jonas 1:1-4

O profeta arruma a bagagem e embarca rumo a um destino oposto ao ordenado. Társis era praticamente o último lugar do mapa, ficava na Espanha e seu nome pode ser traduzido como “refinaria”. Társis era um grande centro metalúrgico de comércio bem desenvolvido. Jonas estava certo de que Társis era um lugar onde não seria notado, afinal a cidade era agitada, muitos navios e pessoas embarcando e desembarcando, ele seria apenas mais um:” Nínive? Que nada! Não vou perder tempo com  aqueles ímpios! Társis me espera,  vou observar as refinarias e desistir de “refinar” pecadores!.

Jonas é tão parecido conosco, olhamos para pessoas e  as julgamos desprovidas de amor Divino, tão erradas e indignas que sequer merecem nossa atenção.

Jonas é um de nós que recusa seguir a direção indicada por Deus e compra passagem para destino contrário. Sabendo o que devemos fazer, não fazemos . Ignoramos os avisos e nos enganamos por não lembrar ( ou fazer questão de esquecer) que nada está oculto diante de Deus. Quem pode fugir de Seus olhos?

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”Salmos 139:7-10


A ponte, próxima ao porão

E enquanto curtia sua viagem, deitado no porão do navio, Deus envia uma forte tempestade que abala a embarcação em que Jonas estava: “Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se... Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. Jonas 1:4-5

Parecia que a história não era com o profeta, o mundo desabando e ele lá, no porão. 

Quantas vezes isso aconteceu conosco? Nos metemos em enrascadas por livre escolha e  as pessoas ao nosso redor sofrem as consequências? É quando chegamos ao porão, ao lugar mais baixo de uma embarcação.  E ficamos como que adormecidos em pecado, desobediência e sem horizonte. Deus viu Jonas no porão. E os marinheiros também. E cada um clamava ao seu deus, mas Jonas permanecia calado.

E quando os filhos de Deus se calam, as pedras clamam. Quando os filhos pecam, os ímpios parecem mais prudentes, porque mesmo desconhecendo o Deus verdadeiro O temem. E os que O conhecem o desprezam.

Terrível lugar é esse porão!


Direto para boca do peixe

Os marinheiros clamam  por socorro e tomados de grande temor, pedem que Jonas ore para Deus acalmar o mar. Jonas não apenas ora como pede para ser lançado ao mar para que este se acalme:


“E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.” Jonas 1:12

E quando provocamos uma tempestade, não é justo ficarmos isentos de sofrer as consequências. É preciso tomar decisões, não se esquivar, mas confessar a culpa e pagar o preço para que venha a calmaria. Só sabe a dor do açoite das ondas, quem as enfrenta. Descer ao porão é ser culpado, mas negar a culpa. É se meter no escuro e fechar os olhos para não ver a luz. Mas é bem próximo ao porão dos navios que fica a ponte para a proa. É pegar a ponte e mudar a direção, a situação.

Os marinheiros pegaram a ponte com Jonas nos braços e o lançaram ao mar: “E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.” Jonas 1:15.

As mesmas pessoas que sofrem pelos erros por nós cometidos, são capazes de nos fazer refletir , agir e reagir. É preciso que não desprezemos aos que machucamos. É impossível ter paz no coração, estando em guerra com  as pessoas de nosso convívio. Elas podem não confessar a mesma fé, os mesmos ideais, contudo o mundo é essa reação em cadeia onde plantamos e colhemos dentro e fora dos limites de nosso jardim.


Esteja onde estiver, Deus vê


"Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe." Jn 1:17- 2:1.


Dentro do peixe não era lá um lugar agradável de se estar. Não dava para continuar dormindo. Era algo desconfortável, assombroso. Ver  as entranhas da baleia, enquanto se dá voltas pelas profundezas, escutando o ruído tenebroso do mar . Solidão, frio, pavor.  Esse é o pós porão. É quando se sai do estado de pecado para o arrependimento. É doloroso. É você e Deus. Era Jonas e Deus. Porque chega o momento em que palavras e gestos humanos não são suficientes para curar a alma. É se desnudar para Deus com intensidade e conhecer Sua vontade, ou naufragar. 


Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. Jonas 2: 7-10


Jonas em Nínive

Agora sim, pela segunda vez Deus fala a Jonas para que siga a Nínive e ele obedece. “E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.” Jonas 3:3-4

Três dias de caminho e o profeta fez seu trabalho em um só dia?  Que teimoso esse Jonas! Não sei o que se passou em sua mente, se cansou rápido, desanimou, fez o trabalho relaxadamente, não sei. Apesar do pouco tempo proclamando a Palavra de Deus,  as pessoas se arrependeram , se humilharam,  buscaram a Deus e Ele as ouviu.


“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez. “Jonas 3:10


Ah graça de Deus,  que nos faz viver, que nos abraça em tempo de angústia, que acalenta os que A procuram! Onde encontraríamos tamanho perdão? Quem ordenaria recomeços, onde o passado se apaga como névoa dando lugar a paz de espírito? Quem amaria dessa forma? Somente Deus, somente Jesus que em Seu sofrimento se solidarizou conosco e em Sua ressurreição nos gerou de novo para uma viva esperança! (I Pedro 1:3) Louvado seja o Senhor!


Deus perdoou os Ninivitas e está pronto para perdoar a mim e você. Ele anela por nos tirar do porão, nos fazer levantar do pó: “ Sacode-te do pó, levanta-te “ Is 52:2. Deus não tem prazer na derrota, nem na morte. Ele se alegra em realizar milagres na vida dos que esperam e confiam em Seu Nome. Deus é bom. E em meio a porões e tempestades, Ele aguarda nossa oração disposto a atender. Ele convida ao arrependimento sem fazer acepção de pessoas.


A revolta de Jonas


"Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado."  Jn 4:1

Jonas deveria ter ficado feliz com o arrependimento dos habitantes de Nínive, mas não ficou. Sua decepção era tanta que chega a pedir à morte. Essa atitude do profeta é bem egoísta e distante da essência Divina. Ele queria muito que fosse cumprido o desejo de seu coração de destruir a cidade , mas ignora que Deus  atenda aos clamores de arrependimento da nação inimiga de Israel. O nacionalismo de Jonas, fala mais alto. No Reino de Deus, porém, pessoas têm mais valor que nacionalidade. Judeus, gregos, africanos, em qualquer lugar onde se voltarem para Deus em arrependimento sincero, Ele ouve. O fato de Jonas ser hebreu e fazer parte do povo da aliança não lhe garante exclusivismos.

Podemos criticar Jonas, achar absurdo seu comportamento, mas ele é mais comum do que possamos admitir. Muitos cristãos  têm essa “síndrome de Jonas” , julgam-se melhores e mais merecedores do que os não cristãos e nessa aforia cria-se uma nação de triunfalistas que olha para os “Ninivitas” de cima para baixo, faltando amor e sobejando rancor, maldições.


“Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se


 debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade. ”Jonas 4:5

Deus faz crescer uma farta aboboreira para dar sombra a Jonas ,  a temperatura da região era elevada e o sol castigava: “E Jonas se alegrou em extremo por causa da planta” Jn 4:6. Aboboreiras são rasteiras podendo  enramar para o alto e os lados , assim foi para com Jonas que se viu cercado pela sombra e cuidados da planta. Deus tem todo domínio sobre a natureza. Primeiro ordena a um grande peixe que guarde ao profeta com cuidado e o vomite em terra seca, depois em alguns instantes faz crescer uma planta e mesmo depois de tudo isso o coração do missionário continuava endurecido. A misericórdia de Deus lhe era favorável mas a lição de amor dada por Deus, estava sendo difícil de ser compreendida.


aboboreira enramada em árvore


E Deus retira a aboboreira da vida de Jonas, destruindo-a completamente. Claro que o teimoso não gosta da morte da planta.


“Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.  E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;  E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? ”
Jonas 4:9-11

A reação de Jonas remete ao consumismo, onde coisas tem mais valor que pessoas. Onde a comodidade e conforto são prioridade e tudo o mais é secundário.  Jonas não quer perder e também não quer que os outros ganhem, especialmente se esses outros forem inimigos políticos. Bem, digamos que Jonas não era tão egoísta assim porque pensava em todo o Israel e no sofrimento que os Ninivitas já haviam causado para eles.

Mas era hora de ser transformado, de perdoar e fazer as pazes. De reconhecer quão grandiosa era a graça e o amor de Deus e Sua disposição em perdoar.


Quantas lições aprendemos com a história de Jonas! 


  •  Deus é soberano e sempre realiza sua vontade
  •  É impossível qualquer tentativa para fugir de Deus
  •  Os preconceitos nos tornam sem amor pelos incrédulos
  •  Quando estamos em desobediência nos tornamos maldição onde quer que vamos
  • Quando amamos os secundários, nossa vida se torna mesquinha e sem alegria.
  • O caminho da desobediência sempre nos coloca em enrascadas
  • Quão apaixonadamente Deus ama os pecadores
  • Deus ouve orações vindas de corações arrependidos
  • Tempestades, adversidades, são momentos que nos moldam e proporcionam mudança de direção.



Deus nos abençoe

Bíblias de Estudo: Plenitude e NVI.



Consultado: Pr. Samuel César









TEXTO: Jr. 18:1-10  Is. 64:8
INTRODUÇÃO:
·      Este texto é bastante conhecido dos leitores da palavra de Deus e certamente muito já foi pregado dele.
·      Existem algumas características interessantes, alguns aspectos a serem destacados acerca do barro, e Deus quer nos fazer entender isto a partir do contexto de sua Palavra
·      Os vasos de barro eram usados para tudo na época como utensílios de guardar qualquer coisa, desde um alimento a algo de grande valor (Jeremias 32.14). Seriam como potes ou caixas que usamos tanto hoje para conservar o que queremos.
·      O que determina o valor de um vaso não é o seu acabamento, modelo ou pintura e sim o que contém em seu interior ou a sua utilidade.
·      Porém, em sentido espiritual, o vaso passou a ser o símbolo da pessoa que Deus usa na sua obra.
ð Em 2 Tm.2.20, Paulo chegou a dizer que numa grande casa há uma grande diversidade de vasos. Vasos de ouro, de prata, de madeira, e também de barro.
ð Em At.9.15, o próprio Paulo foi chamado por Deus de “vaso escolhido”.
ð No SL.31.12, o próprio Davi se sentia como um “vaso quebrado”.
ð Em Pv.25.4, é preciso tirar a escória, para que o vaso se torne útil para o ourives.
ð Em Is.66.20, o profeta fala de “Vasos puros” na Casa do Senhor.
ð Em Jr.18.1-6, o povo do Senhor é comparado ao vaso na mão do Oleiro.
ð Em Rm.9.21, Paulo fala de “vasos de honra” e “vasos de desonra”.
ð Em Rm.9.22-23, Paulo fala de “vasos da ira” e “Vasos de misericórdia”.

v   OS HOMENS QUE SE ARREPENDEM PODEM FAZER DEUS ARREPENDER-SE v.10.
Ø Para Jeová o povo era capaz de arrepender-se e isso deveria reverter o processo da destruição e terminar na restauração v.8.
Ø Jeová pode plantar ou derrubar, tudo depende de como os homens reagem ao seu trato.
Ø Deus haveria de reagir favoravelmente para com aqueles que se arrependessem, plantando e edificando v.9.

·      O CONTEÚDO DO VASO QUE DEUS USA
ð O conteúdo do vaso que Deus usa é muito precioso. Em 2 Co.4.7, está escrito que “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”. Na antiguidade, os tesouros eram guardados em vasos de barro. Paulo usa este exemplo, para ilustrar as glórias e as riquezas que Deus confiou a nós, que fomos feitos do barro.

ð NO TEXTO APRENDEMOS ALGUMAS LIÇÕES SOBRE O VASO NAS MÃOS DO OLEIRO:


1. O OLEIRO DÁ FORMA AO VASO – O oleiro apanha o barro informe e amorfo e dá a ele uma forma única e singular. Nós somos como o barro. Se abandonados à nossa própria sorte, somos como barro sem vida e sem forma. Deus é o oleiro que toma esse barro, trabalha nele e o molda segundo o seu querer. Ele é quem nos molda segundo o seu querer e para os propósitos soberanos da sua vontade. O barro não pode rebelar-se contra o oleiro nem fazer sua própria vontade. Cabe-lhe sujeitar-se humildemente ao propósito do oleiro.

2. O OLEIRO DÁ BELEZA AO VASO – O oleiro não apenas dá forma ao vaso, mas também beleza. A peça de barro é modelada, desenhada, pintada, levada ao forno e vitrificada. Deus não apenas nos criou, mas também está nos modelando e nos transformando na imagem de Cristo. Deus está trabalhando em nós e nos refinando até que a beleza de Cristo seja vista em nós. Nós somos o santuário da habitação de Deus. A glória de Deus está neste santuário. As digitais de Deus e a beleza divina estão estampadas neste vaso. A glória do vaso não está em seu material. Ele é de barro, mas o que tem dentro deste vaso é que lhe dá beleza e valor.

3. O OLEIRO DÁ UTILIDADE AO VASO – Normalmente, fazemos distinção entre o que é útil e o que é belo; entre o necessário e o elegante. Um vaso é sempre útil. Ele é moldado para ser usado com um propósito.

4. O OLEIRO FAZ DE NOVO O VASO ESTRAGADO – O oleiro não jogou fora o vaso que se lhe estragou na mão. Ele fez dele outro vaso, um vaso novo conforme sua vontade. Deus amassa e pressiona, estica e comprime o barro. O trabalho do oleiro é reiniciado hábil e pacientemente. Deus não joga fora o vaso que foi danificado. Jr 18.6 “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?”. Esse processo não é indolor, mas seu resultado é glorioso. Deus quebra o vaso e faz dele um vaso novo. Deus amolece o barro, amassa-o, molda-o e depois o leva ao fogo. Então, depois desse processo, renasce um vaso belo, útil e precioso, um vaso de honra!

ð MAIS ANTES DE SERMOS VASOS ERAMOS APENAS BARRO.

TRANSIÇÃO: VEJAMOS ALGUNS ASPECTOS DO BARRO ANTES DE SER VASO.

1.             O BARRO NÃO TEM VALOR EM SI SÓ.

ð Deus é o oleiro e nós somos o barro.
a) Barro não é objeto de desejo nem de disputas;
b) Não há guerras entre nações do mundo por causa do barro;
c) Por causa do ouro, sim, petróleo sim, mas barro não é raridade, é fácil de achar.
d) O pedreiro, padeiro, arquiteto, médico, pizzaiolo, juiz, não pode agregar valor ao barro. Só o oleiro pode agregar valor ao barro
e) Fazendo do barro um vaso, algo de valor;
f) Deus quer agregar valor em você hoje. O valor que você perdeu, o valor que roubaram de você.

2.             O BARRO É ALGO FRÁGIL E PODE SER MOLDADO ENQUANTO ESTÁ MOLE.

ð Isaías 29:16 Vocês viram as coisas pelo avesso! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado pode dizer àquele que o formou: “Ele não me fez”? E o vaso poderá dizer do oleiro: “Ele nada sabe”?
a) O barro se espatifa á toa, não é como ferro, metal ou bronze, basta cair da mão do oleiro e pronto.
b) Deus usa de uma metáfora (Jeremias e o vaso de barro). Se não reconhecermos nossa fragilidade e nos quebrarmos na presença do senhor. Deus certamente nos quebrará, nos moerá; Em 2CO 12:5-9, 10 Paulo diz: Não me glorio senão na fraqueza e Deus diz: a minha graça te basta – o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (fragilidade). Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
c) Para que sejamos usados nas mãos de Deus devemos ceder. Deus quer nos moldar para nos usar, e para moldar o vaso só é possível fazer enquanto está mole. Não adianta tentar pegar um vaso seco e tentar mudar a sua forma, vai se quebrar.

3.             O BARRO NÃO TEM VONTADE PRÓPRIA.

Ø Se o oleiro não moldar, não presta pra nada. Isaías 45.9 “Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo?’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Você não tem mãos?’
a)   Se alguém não tira do barranco o barro continuará sendo barro pra sempre;

è Barro não faz birra, não esperneia;
b)   Existe barro querendo voltar pro barranco (Egito); Existem pessoas querendo voltar atrás; Mas a ordem de Deus hoje é ‘volte pras mãos do oleiro’;
c)    Diga Deus cumpra em mim o seu querer; Jr. 18:4 (tornou a fazer dele outro vaso)

è Ao barro não tem outra opção a não ser render-se á vontade soberana do oleiro;
d)    Muita gente se frustra no reino porque não quer ser barro.
e)    Muita gente se frustra porque quer ser um vaso que Deus não formou Romanos 9:20 Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?.
è Deus sabe o melhor para nós. Deus sabe o melhor para o reino
è O melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus
è Fazendo aquilo para o que Deus lhe chamou

è Outra coisa é vaso certo no lugar errado, você já imaginou um vaso de óleo no banheiro


CONCLUSÃO:
a) Somente o Oleiro pode agregar valor ao barro;
b) Somente o Oleiro pode agregar consistência ao barro;
c) O oleiro quer que você obedeça ao seu chamado hoje, permita que o Oleiro faça de você um vaso de honra hoje.

Sobre a Consciência

Por John Wesley

"Porque a nossa glória é esta, o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e seriedade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo, e, mais especialmente, para convosco".
                                                  (II Cor. 1:12)

1. Quão poucas palavras há no mundo mais comum do que essa, a Consciência! Ela está quase na boca de todo mundo. E alguém, disso, poderia estar apto a concluir que, nenhuma palavra pode ser encontrada, que seja mais geralmente entendida. Mas pode ser duvidoso, se esse é o caso ou não; embora estudos incontáveis tenham sido escritos sobre ela. Porque é certo que uma grande parte desses escritores têm mais confundido a causa do que a esclarecido; que eles têm, usualmente, "obscurecido as deliberações por exprimirem palavras sem conhecimento".

2. O melhor tratado sobre o assunto, que eu me lembro de ter visto foi traduzido do Francês do Monsieur Placette, que descreve, de uma maneira clara e racional, a natureza e ofícios da consciência. Mas, embora ela tenha sido publicada perto de cem anos atrás, ela está em poucas mãos; e, de certo, uma grande parte desses que o têm lido, queixam-se, por fim, dele.  Um oitavo volume de diversas centenas de páginas, sobre tal assunto simples, foi, igualmente, para provar uma experiência da paciência para muitas pessoas de entendimento. Parece, entretanto, que há ainda a necessidade de um discurso sobre o tema, breve, assim como, claro. Esse, através da assistência de Deus, eu irei me esforçar para suprir, mostrando, Primeiro, a natureza da consciência, e, Então, as diversas formas dela; ao que eu devo concluir com algumas poucas direções importantes.

I. A natureza da consciência.

(1) Essa um homem muito piedoso do século passado (em seu sermão sobre a consciência universal) descreveu da seguinte maneira: — "Essa palavra, que literalmente significa, saber com o outro, e, excelentemente, demonstrada, na proposta bíblica, em (Jó 16:19) 'Eis que também, agora, aqui está a minha testemunha, no céu; e o meu fiador, nas alturas'. E também do Apóstolo, em: (Romanos 9:1) 'Em Cristo digo a verdade, (não minto), dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo'. Consciência é colocada no meio, debaixo de Deus, e acima do homem. É uma espécie de raciocínio silencioso da mente, por meio da qual, aquelas coisas, as quais são julgadas corretas, são aprovadas com prazer; mas aquelas, que são consideradas do mal, são desaprovadas com inquietude". Ela é o tribunal, no peito do homem, para acusar pecadores, e desculpar aqueles que fazem o bem. 

(2) Para vê-la, de um novo ângulo: Consciência, tanto quanto a palavra em Latim, do qual ela se origina, e da palavra Grega, "suneidhsevs", necessariamente, implica o conhecimento de duas ou mais coisas juntas: Supõe-se o conhecimento de nossas palavras e ações, e ao mesmo tempo, a bondade e maldade delas; se não, será, mais apropriadamente, a faculdade, por meio da qual, nós conhecemos, de imediato, nossas ações e as qualidades delas.

   (3) Consciência, então, é aquela faculdade, pela qual nós somos - de imediato - conscientes de nossos próprios pensamentos, palavras e ações; e, do mérito e demérito deles; de serem bons ou maus; e, conseqüentemente, merecendo louvor ou censura. E alguns prazeres, geralmente, atendem a primeira sentença; algumas inquietudes, a última: Mas essas variam, excessivamente, de acordo com a educação e centena de outras circunstâncias.           

    (4) Pode ser negado que alguma coisa dela é encontrada em todo homem nascido no mundo? E que ela surge, tão logo, haja entendimento; tão logo, a razão comece a manifestar-se? E que todos passam, então, a conhecer a diferença que há entre o bem e o mal; quão imperfeitas, então, as várias circunstâncias desse senso de bem e mal podem ser? E que todo o homem, por exemplo, sabe, a menos que esteja cego pelos preconceitos da educação (como os habitantes do Cabo da Boa Esperança), que é bom honrar seus pais? E que todos os homens, sejam eles mal-educados ou bárbaros, permitem que seja certo fazer, aos outros, como nós os teríamos fazendo a nós? E que todos que sabem isso, condenam, em suas próprias mentes, quando eles fazem alguma coisa contrária a esse princípio? Como, por outro lado, quando eles agem, de acordo com isso, eles têm a aprovação de suas próprias consciências?    

   (5) Essa faculdade parece ser a que é, usualmente, destinada por aqueles que falam da consciência natural: uma expressão, freqüentemente, encontrada, em alguns dos nossos melhores autores, mas, ainda, não estritamente justa. Porque, embora, em um senso, ela possa ser denominada natural, porque ela é encontrada em todos os homens; ainda, propriamente, falando, ela não é natural, mas um dom supernatural de Deus, acima de todos os dons naturais dos homens. Não; não é da natureza, mas o filho de Deus que é "a luz verdadeira, a qual ilumina todo o homem que está no mundo". De forma que, nós podemos dizer para toda a criatura humana que "Ele", não a natureza, "tem mostrado a ti, ó homem, o que é bom". E é o Espírito dele que dá a ti, um testemunho interior; que causa a ti sentir-te desconfortável, quando tu caminhas, em alguma instância contrária à luz que ele tem dado a ti.  
  (6) Pode ser dada uma força peculiar para aquela bonita passagem, para considerar por quem, e sobre qual ocasião as palavras foram expressas. As pessoas de quem se fala são o rei de Moab, Balaque, e Balaão, então, sob as impressões divinas (dando a impressão de "não longe do reino de Deus", embora, ele, depois disso, tenha se revoltado, tão perfidamente): Provavelmente, Balaque, também, naquele tempo, experimentou alguma coisa da mesma influência. Isso ocasionou dele consultar-se com, ou pedindo conselhos de Balaão — ao que Balaão deu uma resposta completa, à questão proposta por ele. (Miquéias 6:5) "Povo meu", diz o profeta, em nome de Deus, "lembra-te da consulta de Balaque, o rei de Moab, para que conheças as justiças do Senhor". (parece, na plenitude de seu coração) "e o que Balaão, o filho de Beor respondeu a ele, por meio do qual", disse ele, "com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus Altíssimo? Devo vir diante dele com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecada da minha alma?" (Isso, os reis de Moab tinham feito, até aquele momento, nas ocasiões de profunda aflição; um relato notável do que é registrado no terceiro capítulo, do segundo livro de Reis). Para isso, Balaão faz com que o nobre replique, (sendo, sem dúvida, então, ensinado de Deus), "Ele te mostrou, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e que andes, humildemente, com o teu Deus?".

   (7) Para se ter uma visão mais distinta da consciência, ela parece ter o triplo ofício: Primeiro: Ela é testemunha — testificando o que nós temos feito, em pensamento, ou palavra ou ação. Segundo: Ela é o juiz — sentenciando no que nós temos feito, que seja bom ou mal. Terceiro: Executa a sentença — De certa forma, ocasionando um grau de complacência nele que faz o bem, e um grau de inquietude nele que faz o mal.
 (8) O professor Hutcheson, recente de Glasgow, coloca a consciência em uma luz diferente. Em seu "Ensaio sobre as Paixões", ele observa que nós temos diversos sentidos, ou caminhos naturais de prazer e dor, além de cinco sentidos externos. Um desses, ele denomina de sentido publico; por meio do qual, nós somos, naturalmente, afligidos pela miséria do próximo, e agradados da sua libertação dela. E todo o homem, diz ele, tem um sentido moral; por meio do que, ele aprova a benevolência e desaprova a crueldade. Sim, ele fica desconfortável, quando ele mesmo pratica uma ação cruel, e feliz, quando faz alguma coisa generosa a alguém. 
 (9) Tudo isso é, em algum senso, indubitavelmente, verdadeiro. Mas não é verdade que, tanto o sentido público, como o moral - (ambos, incluídos, no termo consciência) - sejam, agora, naturais do homem. Qualquer que possa ter sido o caso, a princípio, enquanto o homem estava, em seu estado de inocência, tanto um quanto o outro era um membro daquele dom natural de Deus, que nós, usualmente, chamamos, graça precedente. Mas o Professor, afinal, não concorda com isso. Ele coloca Deus, completamente, fora da questão. Deus não tem coisa alguma a fazer com o método dele de virtude, do começo ao fim. De modo que, para dizer a verdade, seu método de virtude é ateísmo, por completo. Isso é que é requinte, realmente! Muitos têm excluído Deus do mundo: Ele o exclui até mesmo da religião!  
 (10) Mas nós não nos equivocamos com ele? Nós tomamos esse significado como certo? Que possa estar bastante claro, que nenhum homem pode enganar-se com ele, que propõe essa questão: "O que, se um homem, em praticando a virtude, que é a ação generosa de socorrer o próximo, tem um olho para Deus, como quem ordena e o recompensa por ela? Então", ele diz, "tão longe quanto ele tem um olho para Deus, a virtude da ação é perdida. Quaisquer que sejam as ações, que nasçam de um olho para a recompensa do galardão, não têm virtude, nem santidade moral nelas". Ai de mim! Esse homem foi chamado de cristão? Quão, injustamente, ele caluniou essa afirmativa! Mesmo o Dr. Taylor, embora ele não aceite que Cristo seja Deus, ainda assim, não teve escrúpulos de denominá-lo, "uma pessoa de virtude consumada". Mas o Professor não pode permitir a ele, qualquer virtude, afinal!
 (11) Mas para retornar. O que é a consciência, em um sentido cristão? Ela é aquela faculdade da alma, que, pela assistência da graça de Deus, vê tudo a mesma coisa: (a) Nosso temperamento e vida — a natureza real e qualidade de pensamentos, palavras e ações; (b) As regras, por meio das quais, somos direcionados; e, (c) a concordância e discordância, com isso. Para expressar isso, um pouco mais amplamente: A consciência implica, Primeiro: na faculdade do homem conhecer a si mesmo; de discernir, em geral e, em particular, seu próprio temperamento, pensamentos, palavras e ações. Mas, isso não é possível a ele fazer, sem a assistência do Espírito Santo de Deus. Por outro lado, amor-próprio, e, de fato, todas as demais paixões irregulares, mascarariam e, completamente, o ocultariam de si mesmo. Isto implica, Segundo: em um conhecimento da regra, pela qual, ele será direcionado, em cada particular; o que é não outra coisa, do que a palavra de Deus escrita. A consciência implica, Em Terceiro Lugar: no conhecimento de que todos os seus pensamentos, palavras e ações estão, em semelhança para com essa regra. Em todos os ofícios da consciência, a "unção do Espírito Santo" é, indispensavelmente, necessária. Sem isso, nem nós podemos, claramente, discernir nossas vidas ou temperamentos; nem podemos julgar da regra, por meio da qual nós devemos caminhar, ou da conformidade ou desconformidade dela.
 (12) Esse é, propriamente, o relato da boa consciência; que pode ser, em outros termos, expressa assim: a consciência divina de caminhar em todas as coisas, de acordo com a palavra escrita de Deus. Parece, de fato, que pode haver nenhuma consciência que não tenha a consideração para com Deus. Você pode dizer, "Sim, certamente, pode haver a consciência de ter feito certo ou errado, sem qualquer referência a Ele". Eu respondo que isso não tem fundamento: Eu duvido, se as mesmas palavras - certo e errado -, de acordo com o sistema cristão, não implicam, na mesma idéia delas, de consentimento ou discordância, para com a vontade e palavra de Deus. Se for assim, não há tal coisa como consciência, em um cristão, se nós deixarmos Deus fora da questão. 
 (13) Com o objetivo da mesma existência da boa consciência, como para a continuidade dela, a continuada influência do Espírito de Deus é, absolutamente, necessária. Concordantemente, o Apóstolo João declara para os crentes de todos os tempos: "Você tem a unção do Espírito Santo, e conhece todas as coisas". Todas as coisas que são necessárias para você ter a "consciência isenta de ofender, no que concerne a Deus, e no que concerne ao homem".  Então, ele acrescenta: "Você não precisa que alguém o ensine", a não ser, "que o ungido o ensine".  Que o ungido, claramente, ensine-nos essas três coisas: Primeiro: o verdadeiro significado da palavra de Deus; Segundo: nossas ações, para lembrar; e, Terceiro: a concordância com todos os mandamentos de Deus.  
 (14) Continuando, nós podemos considerar agora:


             II. As diversas formas de consciência.    

            A consciência boa já foi falada. Essa Paulo expressa de várias maneiras. Em um lugar, ele simplesmente a denomina, "a boa consciência concernente a Deus"; em outro, "a consciência isenta de ofender, no que diz respeito a Deus, e no que diz respeito ao homem". Mas ele fala ainda mais amplamente, no texto: "Nosso regozijo é esse, o testemunho de nossa consciência, que na simplicidade", com o olho único, "e sinceridade divina, nós tivemos nossa conversa no mundo".  Enquanto isso, ele observa que isso foi feito "não pela sabedoria da carne" — comumente, chamada prudência — (essa nunca pode, nem nunca poderá produzir tal efeito), "mas pela graça de Deus"; que sozinha é suficiente para operar isso em qualquer filho do homem.
 (15) Proximamente, aliada a essa (se não for no mesmo lugar, em outra visão, ou um ramo particular dela) está a consciências terna. Alguém da consciência terna é exato, na observação de qualquer desvio da palavra de Deus, se em pensamento, palavra ou ação; e, imediatamente, sente remorso e se condena por isso. E o constante clamor de sua alma é:

Ó, que minha terna alma possa voar.
Á primeira aproximação da aversão do mal.
Rapidamente, como a menina dos olhos.
O toque mais leve do pecado sinta!

 (16) Mas, algumas vezes, essa qualidade excelente, brandura da consciência, é levada ao extremo. Nós encontramos alguns que temem, onde não existe temor; que está continuamente condenando a si mesmos, sem causa; imaginando algumas coisas serem pecaminosas, as quais as Escrituras, em nenhum lugar, condena; e supondo outras coisas serem dever deles, as quais a Escritura, em nenhum lugar ordena. Essa é, propriamente, denominada a consciência escrupulosa, e é um mal severo. Ela é, altamente, oportuna para produzir para ele, o menos possível; mais apropriadamente, é uma questão de oração sincera, que você possa ser liberto desse mal severo, e possa reaver a mente sã; para a qual nada poderia contribuir mais, do que uma conversa com um amigo piedoso e sensato
(17) Mas o extremo, o qual é oposto a isso, é ainda mais perigoso. A consciência endurecida é, milhares de vezes, pior do que a escrupulosa: que pode violar o mandamento claro de Deus, sem qualquer condenação própria; fazendo o que ele tem expressamente proibido, ou negligenciando o que ele tem expressamente ordenado; e, ainda, sem qualquer remorso; sim, talvez, gloriando-se, nesse mesmo coração duro! Muitos exemplos dessa estupidez deplorável nós encontramos, até o momento; mesmo, entre as pessoas que, supõem elas próprias terem não uma pequena parte da religião. A pessoa está fazendo alguma coisa que as Escrituras claramente proíbem. Você pergunta: "Como você se atreve a fazer isso?", e lhe é respondido, com a indiferença perfeita: "Ó, meu coração não me condena!". Eu replico: "Então, tanto pior. Eu iria a Deus que fez! Você poderia, então, estar em um estado mais seguro do que você está agora. É uma coisa terrível ser condenado pela palavra de Deus, e, ainda assim, não ser condenado por seu próprio coração!". Se nós podemos quebrar o menor dos mandamentos conhecidos de Deus, sem alguma condenação própria, fica claro que o deus deste mundo tem endurecido nossos corações. Se nós não nos recuperarmos logo disso, nós podemos ser completamente "destituídos de sentimentos", e nossas consciências (como Paulo fala) serão marcadas, como com um ferro quente.

 (18) Eu tenho agora, apenas uma coisa para acres
centar às poucas direções importantes. O primeiro grande ponto é esse: Suponha que nós tenhamos uma consciência terna, como devemos preservá-la? Eu acredito que haja apenas um caminho possível de fazer isso, que é, obedecer a ela. Todo ato de desobediência tende a cegar e a amortecê-la; colocando-a fora de nossos olhos, para que não possa ser vista a boa e aceitável vontade de Deus; e para que o coração amortecido, não possa sentir autocondenação, quando agimos em oposição a ela. E, ao contrário, cada ato de obediência traz à consciência uma visão nítida e forte, e um rápido sentimento do que ofende a gloriosa majestade de Deus. No entanto, se você deseja ter a sua consciência rápida para discernir, e fiel para acusar ou desculpar você; se você pudesse preservá-la, sempre sensível e terna, esteja certo de obedecê-la, em todos os seus eventos; continuamente, ouvindo suas admoestações, e rapidamente as seguindo. O que quer que ela direcione a você fazer, de acordo com a palavra de Deus, faça; por mais doloroso que seja para a carne e sangue. O que quer que ela proíba, se a proibição está alicerçada na palavra de Deus, busque não fazer isso; por mais que possa satisfazer a carne e sangue. Uma ou a outra pode, freqüentemente, ser o caso. O que Deus proíbe pode ser agradável para nossa natureza maldosa: Lá, você será chamado a negar a si mesmo, ou a negar ao seu Mestre. O que alegra a Ele pode ser doloroso para a natureza: Lá, pegue a sua cruz. Então, verdadeira será a palavra de Nosso Senhor: "Exceto se um homem negar a si mesmo, e pegar a sua cruz diária, ele não poderá ser meu discípulo".

 (19) Eu não posso concluir esse discurso melhor, do que com um extrato do sermão do Dr. Annesley sobre a "Consciência Universal".  (Dr. Annesley era pai de minha mãe) e foi reitor da paróquia de Cripplegate:

"Seja persuadido a praticar as seguintes direções, e sua consciência irá continuar correta":
(1) "Tenha cautela com todo pecado; não considere algum pecado pequeno; e obedeça todo o mandamento, com toda a sua força. Esteja atento contra os primeiros levantes do pecado, e tome cuidado com as fronteiras do pecado".
(2) "Considere a si mesmo, como vivendo debaixo do olho de Deus: Viva, como se na presença do Deus zeloso. Lembre-se de que todas as coisas estão nuas e abertas diante dele! Você não pode enganá-lo; porque ele tem a sabedoria infinita: Você não pode fugir para longe dele; porque ele está em todo lugar: Você não pode suborná-lo, porque ele é a própria retidão! Fale, como sabendo que Deus ouve você: Caminhe, como sabendo que Deus pode ser encontrado por você de todos os lados. O Senhor está com você, enquanto você estiver com ele: ou seja, você poderá desfrutar de sua presença benévola, enquanto você viver em sua presença maravilhosa".
(3) "Seja sério e freqüente, no exame de seu coração e vida. Existem alguns deveres, como aquelas partes do corpo, e necessidades que podem ser supridas, por outras partes: mas a necessidade disso, nada poderá suprir. Todas as noites, reveja o seu comportamento, durante o dia; o que você tem feito, ou pensado, que possa ter sido inconveniente para o seu caráter; se seu coração tem sido iminente para a religião, e indiferente para o mundo. Tenha um cuidado especial para as duas porções do tempo: ou seja, manhã e noite; de manhã, para planejar o que você tem de fazer, e, à noite ,para examinar se você fez o que deveria".
(4) "Deixe cada ação ter referência para sua vida toda, e, não, para uma parte apenas. Deixe todas as suas finalidades subordinadas serem adequadas à grande finalidade de sua vida. 'Exercite-se na santidade'. Seja tão diligente, na religião, quanto você poderia ser com seus filhos que vão à escola para aprender. Deixe que toda a sua vida seja uma preparação para o céu, como a preparação dos lutadores para o combate".
(5) "Não se arrisque no pecado, porque Cristo tem comprado um perdão; este é o mais horrível abuso de Cristo. Por esse mesmo motivo não ouve sacrifício debaixo da lei para algum pecado obstinado; para que as pessoas não pudessem pensar que elas sabem o preço do pecado, como aqueles que negociam indulgências papistas".
(6) "Seja nada a seus próprios olhos: Mesmo porque, nós devemos estar orgulhosos do que? Nossa própria concepção era pecadora, nosso nascimento doloroso, nossa vida penosa, nossa morte nós não sabemos o que! Mas tudo isso é nada para o estado de nossa alma. Se nós sabemos isso, que desculpa temos para sermos orgulhosos?".
(7) "Tome em consideração deveres, não resultados. Nós temos nada para fazer, a não ser nos dedicarmos aos nossos deveres. Todas as especulações, que não tendem para a santidade, estão entre as suas superfluidades; mas prediga o que pode sobrevir a você, em fazendo o seu dever, puder ser contado entre os seus pecados; e arriscar-se no pecado para evitar o perigo, é afundar o navio, por medo dos piratas! Ó quão calmas e santas seriam nossas vidas, tivéssemos nós aprendido aquela lição simples: — sermos cuidadosos com nada, a não ser com nossos deveres, e deixarmos todas as conseqüências para Deus! Que loucura para o tolo pó prescrever a sabedoria infinita! Deixarmos nosso trabalho vão, e interferirmos com o trabalho de Deus! Ele tem manejado os interesses do mundo, e da pessoa individual nele, sem dar motivos de queixa a ninguém, por mais de cinco mil anos. E Ele necessita de nossa deliberação agora? Não. É nosso dever planejar as nossas próprias obrigações".
(8) "Qualquer conselho que você possa dar a outro, tome para si mesmo: Os piores dos homens estão aptos, o suficiente, para deitarem responsabilidades no outro, as quais, se eles aplicassem em si mesmos, fariam deles, cristãos extraordinários".
(9) "Não faça coisa alguma, da qual você não possa orar por uma benção. Cada ação de um cristão que seja boa é santificada pela palavra e oração. Ele não se tornará um cristão fazendo alguma coisa tão desprezível, que ele não possa orar por ela. E, se você conceder uma exclamação séria sobre cada ação ocorrente, tal oração arrancará todas as coisas pecaminosas, e encorajará todas as coisas lícitas".
(10) "Pense, fale, e faça o que você está certo de que o próprio Cristo faria, no seu lugar, se ele estivesse na terra. Tornar-se um cristão, é melhor ser um exemplo para tudo, para aquele que foi, e é, e sempre será, nosso padrão absoluto. Ó cristãos, assim como Cristo, orem, e redimam o tempo por causa da oração! Como Cristo pregou, fora de cuja boca emanou, nenhuma outra, a não ser palavras graciosas? Quanto tempo Cristo gastou em discursos impertinentes? Como Cristo subiu e desceu, fazendo o bem aos homens, e o que era, ao mesmo tempo, agradável a Deus? Amado, eu recomendo a você essas quatro lembranças":
(a) "Tome em consideração seu dever":
(b) "O que é o dever de outro, no seu caso, é seu próprio dever":
(c) "Não interfira em coisa alguma, se você não puder dizer, 'a benção do Senhor está sobre mim!'":
(d) "Acima de tudo, antes esquecer de seu nome de batismo, do que esquecer de olhar para Cristo!".
"Qualquer que seja o tratamento que você encontre com o mundo, lembre-se Dele e siga os passos 'daquele que não pecou, em que nenhuma malícia foi achada em sua boca; quem, quando ultrajado, não ultrajou novamente; mas entregou a si mesmo a Ele, que julga corretamente'".

*.*

Editado por Jennifer Luhn, com correções de Ryan Danker e George Lyons, para o Wesley Center for Applied Theology at Northwest Nazarene University.
© Copyright 1999 by the Wesley Center for Applied Theology.

O texto pode ser usado, livremente, para propósitos pessoais ou escolares, ou colocados em Web sites. Qualquer uso para propósito comercial é estritamente proibido, sem permissão expressa do Wesley Center, em Northwest Nazarene University, Nampa, ID 83686. Contato: we








Uma Igreja Moderada
II Timóteo 1:7


Moderação: Prudência, mediania, compostura... 
“Virtude que evita qualquer tipo de excesso”.

-         Romanos 12:3 à Pensar com moderação, conforme a medida da fé.
-         Filipenses 4:5 à A moderação ser conhecida por todos.
-         II Timóteo 1:7 à Temos espírito de poder, amor e moderação dados por Deus. É só dar atenção a ele.

Para ter equilíbrio temos que praticar a hermenêutica bíblica...  A bíblia explica ela mesma.


Compostura de costume:

 Nem todo o vestuário serve para qualquer ambiente.

1 – Ambiente: Cada ambiente, uma compostura ou o neutro. (I Timóteo 2:9)
2 – Prudência: Pensar antes de falar para não contradizer. (Provérbios 10:19)
3 – Mediania: Não ser parcial, atender as partes sem maledicência, promover a paz. (Tiago 3:18)


Conselhos de moderação

Tito 2:1-6

1 – A moderação é da sã doutrina;
2 – Para os idosos serem moderados;
3 – As mulheres idosas serem moderadas;
4 – Ensinarem a moderação as mais novas;
5 – A serem moderadas, castas, operosas donas de casa;
6 – Os jovens serem moderados.


Dinheiro de Deus

O Senhor Jesus Cristo foi fiel em toda a casa de Deus, como trabalhador, dizimista e ofertante. Como filho de Deus, Salvador. Como Deus Poderoso. (Hebreus 3:5-6 e Mateus 5:17)

Ele nunca se contradiria, quando ele fala que o publicano saiu justificado e o fariseu não, é porque a soberba é maléfica e contrária à moderação. (Lucas 18:9-14)

O Senhor Jesus doutrinou que o fariseu e o publicano tem que ser fiel no dinheiro, sem soberba. (Mateus 23:23)
É dever dizimar, praticar justiça, misericórdia e fé, fazer os dois. (Lucas 11:42)
Praticar o amor, a justiça, dizimar e ofertar, fazer um sem omitir o outro.

No novo testamento se pagava o dízimo. Hebreus 7:18

Nossa história é escrita na moderação.


Por Pr  José Carlos dos Santos 
Ceia do  Senhor – 11/09/2016













SALMO 127 SOBRE PAIS E FILHOS

Algumas considerações sobre este belíssimo Salmo podem nos ajudar a viver a família com os prazeres e satisfação planejadas por Deus.

1. FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR – vs. 3.

• Herança vinda de Deus é sempre coisa boa.
• No entanto, herança precisa ser cuidada e protegida. Salmo 127 Sobre pais e filhos

2. FILHOS SÃO FLECHAS NA MÃO DE UM GUERREIRO – vs. 4

• Os pais devem segurar os filhos com firmeza, sem ferir, como um guerreiro faz com suas flechas.
• Os pais devem saber a hora certa de soltar.
• Os pais só devem soltar os filhos na certeza de que acertarão o alvo.
• Os pais devem “energizar” seus filhos, para que alcancem o alvo.
Veja esboço completo sobre esta belíssima comparação bíblica: Filho é Flecha

3. FILHOS SÃO DEFENSORES DE SEUS PAIS – vs 5.

• Feliz o homem que tem filhos.
• Não será envergonhado quando seus inimigos baterem à sua porta (ex.: velhice, solidão, doença etc.).

Conclusão

Família é uma das instituições mais difíceis de ser mantida, especialmente quando é contaminada por ciúmes, inveja, individualismo etc. Por outro lado, quando devidamente conduzida, é a maior bênção desta vida. Pais, cuidem de seus filhos e façam as suas “flechas” atingirem o alvo. Filhos, amem e defendam os seus pais.

Salmo 127 Sobre pais e filhos
Autor: Pr Ronaldo Franco – Agosto/2015

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.Lucas 21.36
Nesse versículo, há importantes decisões que os servos de Deus precisam tomar para desfrutar dos benefícios que jamais devem ser esquecidos, pois, em cada um deles, houve um trabalho pessoal do Altíssimo. Os que desprezarem a revelação do Senhor serão considerados irresponsáveis, como ocorreu com o homem que recebeu um talento, escondeu-o e, depois, levou-o intacto até o Mestre, de quem ouviu que era mau e negligente.
É grande o prejuízo que a falta de pregação da fé acarreta nos ouvintes. Em alguns lugares, só se ensina sobre eternidade – da qual, sem dúvida, é importante falar –, mas é preciso fazer como Jesus fazia. O Mestre não somente anunciava a salvação, mas também a cura. Ele disse que faria isso hoje e amanhã e, no terceiro dia, findaria. O terceiro dia se dará após a Sua volta. Cristo obedecia ao Pai, cumprindo as Suas ordens. Ele declarou que devemos ser como o vento, que não sabe para onde vai (Jo 3.8).
Orar o tempo todo não significa que você tem de ficar falando com Deus ininterruptamente. Na verdade, quando se fizer necessário, deve abrir o coração e conversar com Ele a respeito de tudo o que o incomoda ou tenta. Não importa se acabou de orar; se, naquele momento, surgir uma necessidade, volte a interceder. Jamais ache que o Senhor Se cansa com tantos pedidos que você esteja fazendo.
O mundo passa por um período de problemas que Jesus chamou de grande tribulação. Então, existirá sofrimento como nunca houve nem jamais haverá. Porém, para aqueles que souberem viver no esconderijo do Altíssimo, haverá descanso sob Suas asas. O que está escrito virá; as coisas que Jesus advertiu que ocorreriam, mais cedo ou mais tarde, acontecerão. No entanto, quem se dedicar a cumprir a ordem divina será guardado.
Os que vigiarem e orarem para não se envolver com as coisas erradas conseguirão escapar dos acontecimentos futuros. Então, serão poupados como os israelitas o foram, quando a terra se abriu e engoliu Corá, Datã e Abiú, e o fogo saiu do Senhor, destruindo os 250 maiorais da congregação que lhes deram ouvidos. A rebeldia os fez ser indignos de continuar no meio do arraial de Israel.
A grande tribulação virá sobre toda a humanidade, mas ela não afetará os que orarem e forem considerados dignos. Viva em comunhão com o Altíssimo; do contrário, você não sobreviverá ao que afligirá as pessoas em todas as partes. Estes dias serão trabalhosos, de luta e desespero para aqueles que não servem a Deus em espírito e em verdade. Porém, a mão divina guardará os retos.
Os que receberem a distinção de dignos de evitar o gigantesco sofrimento, o qual fará o mundo um lugar de tormento completo, não serão afetados por nenhuma obra do inimigo. Isso precederá o fim do mundo e a volta de Jesus. Por isso, não deixe de cumprir a vontade de Deus. Muitos trairão e abandonarão o Evangelho. Que pena!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares







Última Ceia

Lucas 22:15
“E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa antes que padeça.”


Última ceia do Senhor com os discípulo antes da Cruz

Para nós igreja, da maneira que está o mundo pode ser a nossa última ceia, não só do ano mas da igreja. Estamos vivendo os últimos dias.

II Timóteo 3:1-5
Tempos difíceis dos últimos dias

1) Os homens amantes de si mesmo à Egoísta;

2) Avarentos à Mesquinhos com Deus, amantes do dinheiro, não dizimista;

3) Presunçosos à Vaidoso/a;

4) Soberbos à Arrogantes;

5) Desobedientes ao pai e mãe à Insubmisso;

6) Ingratos à Não agradece o favor recebido, desagradável;

7) Profanos à Ignorante, não obedece a palavra de Deus;

8) Sem afeto natural à Não cultiva amizades, rompe comunhão;

9) Irreconciliável à Não volta atrás na inimizade. (não reconcilia) ;

10) Caluniadores à Difamador, desonrar outros;

11) Incontinentes à Sem moderação, não tem domínio próprio;

12) Cruéis à Tem prazer em fazer o mal;

13) Sem amar os bons à Não se dedica aos bons;

14) Traidores à Desleais;

15) Obstinados à Teimosos;

16) Orgulhosos à Ninguém presta para a pessoa;

17) Amigos dos prazeres à Só vivem de divertimento carnal, deleite;

18) Inimigos de Deus à Nocivo, oposto, contrário, inimigo.

Estriamento no amor - Mateus 24:10,11,12,13,14

Vers.10 à Traições, aborrecimentos mútuos;
Vers.11 à Falsos profetas enganando os desprevenidos, ingênuos;
Vers. 12 à Perda aos poucos do amor a igreja;
Vers.13 à Se perseverar até o fim, será salvo;
Vers. 14 à O evangelho pregado em todo mundo.

O fim. Arrebatamento da Igreja.

1 Pedro 5:10  " E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e fortalece. "


Por Pr. José Carlos dos Santos

13/12/2015



              --------------------------------------


A Consciência ( Latim: Conhecimento )

Consciência: Conhecimento de si próprio.


Na psicologia à Parte da atividade psíquica que se tem de conhecimento intuitivo. (Idéia súbita)
Na filosofia à Juízos de valores sobre os próprios atos
Moral à Avaliação ética dos próprios atos.
Profissional à Honestidade na execução do trabalho que executo.
Pôr a mão na consciência à Examinar atentamente os próprios atos.
Ter Boa Consciência à Saber que agiu bem.
Má consciência à Saber que agiu mal.

Na Teologia à Voz secreta da alma que aprova ou reprova os nossos atos.
1 – Atos 23:9 à Andar com toda boa consciência perante a irmandade.
2 – Atos 24:16 à Procurar ter a consciência inculpável diante de Deus e dos homens.
3 – Romanos 9:1 à Em Cristo a consciência dá testemunho com o Espírito Santo.
4 – I Coríntios 4:4 à Mesmo sem sentir-se acusado, não se justificar por consciência. Porque somos julgados pelo Senhor a cada momento.
5 – I Timóteo 1:5 à Na orientação da palavra vem o amor que procede do coração

Cuidados...

A – I Timóteo 4:2 à A influência má, cauteriza a consciência.
B – I Coríntios 8:7 à Não se misturar com os idólatras para não ter consciência fraca.
C – Tito 1:15 à Viver a pureza para ver pureza nas coisas, para não contaminar a mente.

Glória ao sangue de Cristo - Hebreus 9:14-15

O sangue de Cristo por meio do Espírito eterno, nos purifica das obras mortas da consciência para servirmos ao Deus vivo. Por Jesus em sua morte, somos chamados e recebemos a herança eterna.

Aleluia...


Por Pr. José Carlos dos Santos
Santa Ceia - 08/11/2015


-----------------------------------



Declaração Profética
Zacarias 4:6
"Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.''

Todos feitos restaurador e mantenedor
é do Espírito Santo de Deus.

-Na força própria humana gerará desistência
-Na violência entrar-se á medos, pânicos, incertezas, desesperos.
O poder humano é auto-destrutível
-No Espírito - Nada é sacrifício ou impossível
Tudo funciona na alegria de servir a Deus:

 Igreja: Ministério, Comunhão, Dons
Trabalho: Sustento, Serviço
Família: Onde Tudo , Começa
Dinheiro: Câmbio, Troca
Céu: Vida Eterna

Os recursos espirituais são abundantes:

Deus tem 7 Espíritos socorristas. Zc 4:2,
'' e me perguntou: "O que você está vendo? " Respondi: "Vejo um candelabro de ouro maciço com um recipiente para azeite na parte superior e sete lâmpadas e sete canos para as lâmpadas.''
 Ap. 4:5
'' Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus.''
7 Manifestações de poder

A grande restauração está na graça. Zc 4:7
 "Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe! ’ "
que é o resultado da ação do Espírito. Graça a ela (Igreja)

Zacarias 4:10 -
 "Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Então ele me disse: "Estas sete lâmpadas são os olhos do Senhor, que sondam toda a terra".
Revela o prumo, a maneira vertical de Deus, de cima pra baixo, ver com os seus 7 olhos toda a terra (vê tudo)

As duas oliveiras – Zc 4:3
'' Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda".
Zc 4:11 - Árvores do azeite
'' A seguir perguntei ao anjo: "O que significam estas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro? "

1ª O Espírito Santo (Pessoa do óleo) Hb 1:9
 ''Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria".
 – A unção.

2ª A Igreja - Palavra de Deus. I Cor 3:9
''Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.''
- A ungida - Pessoas salvas.


Por fim:

Quem são os dois raminhos da oliveira? Zc 4:12
'' E perguntei também: "O que significam estes dois ramos de oliveira ao lado dos dois tubos de ouro que derramam azeite dourado? "
R: São os filhos do óleo.

1° Jesus - Filho gerado na carne fisicamente do Espírito Santo. Lucas 1:35
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

2° O povo de Deus - Os feitos filhos de Deus, nascidos espiritualmente do Espírito Santo e da Palavra. João 1:12,13
''Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.''
João 3:5
'' Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.''

Somos declarados, profeticamente, nação de Deus, geração eleita, povo adquirido.

I Pedro 2:9-10
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.''
 - Pela Misericórdia



Por Pr. José Carlos dos Santos
11/10/2015 - Culto de Santa Ceia


----------------------------------------


 “ A ALIANÇA NO AMOR DE DEUS
 PARA COM O HOMEM”

Ler : Genêsis 17:7  - Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes­, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes


_ Quando falamos em Aliança lembramos em compromisso, uma ligação, um relacionamento sério com alguém.
Exemplo: Casamento, um compromisso de um homem com uma mulher, no momento do ato do noivado ao casamento, os dois começam a ter um relacionamento mas intimo tornando em sí um só corpo , tudo que um sente outro também sente, tristezas, alegrias, dor, angustias, e o principal o Amor, tendo assim um compromisso sendo que até que a morte os separe.

_ Com Deus a Aliança é mais ampla ainda, pois no casamento de um casal é até que a morte os separe, mas com Deus não, a aliança é Eterna pois nem mesmo a morte pode nos separar do amor de Deus.
Romanos 8:38-39 : Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

1ª ALIANÇA - A EDENICA:  Em Genêsis 2:16 – esta foi feita com o homem , antes da queda do homem , na sua pureza , porem era imagem e semelhança de Deus , mas o homem juntamente com sua mulher que Deus tinha dado como companheira, não resistiram a tentação e acabaram pecando( havendo assim a desobediência) como consequência perdendo a imagem e semelhança de Deus , pois a pureza a inocência que tinham como imagem veio a morte.

2ª ALIANÇA-A ADÂMICA: Está Aliança foi feita com o homem depois da queda. Deus anunciava o plano de redenção do homem. Gn. 3: 14 e 15. A semente da mulher se tornaria a inimiga da serpente. Deus diz a serpente que um homem nascido de mulher iria derrota-la. Gl. 4: 4 a 6; Is. 9: 6 e 7. Aqui Deus está mostrando ao homem que por causa do pecado, ele estaria separado de Deus. Is. 59: 2.Hoje com a vitória de Jesus Cristo na cruz do Calvário, a imagem e a semelhança de Deus foi resgatada naqueles que crêem em Jesus Cristo. I Co. 15: 45 ao 49; Rm. 8: 28 e 29; I Pd. 2: 10.

3ª ALIANÇA - A NOÉTICA: Após o homem ter pecado, como conseqüência ele quebrou a Aliança com Deus. O pecado tomou conta da Terra, e Deus quis destruir o homem. Gn. 6: 5 a 7.
Mas Deus havia feito uma aliança de redenção do homem, não podia destruir o homem. Por isso escolheu NOÉ, para fazer outra aliança com o homem. Gn. 6: 8; Gn. 6: 13 ao 18.A Palavra de Deus nos mostra que Noé foi escolhido porque era justo. Gn. 18: 20 ao 32; II Pd. 2: 5; Gn. 15: 6 – 9; Ez. 14: 14; Gn. 7:1. Na aliança com Noé, nós encontramos várias revelações sobre a segunda vinda de Jesus. Entre elas o tempo, como estaria a sociedade. Lc. 7: 16 e 27. Outro sinal seria a forma da vinda de Jesus: Nas nuvens como o arco-íris. Gn. 9: 13; Ez. 1: 28; Mt. 24: 27.

4ª ALIANÇÃ - ABRAÂMICA: Nesta aliança feita com ABRAÃO, Deus promete a ele uma grande Nação, que iria viver da fé. Gn. 12: 2. A Aliança com Abraão é mais uma revelação da vinda de Jesus. Pois Deus não fala dos descendentes Abraão, mas da Sua descendência, ou seja, um homem só. Gn. 15: 5 e 6; Gl. 3: 16. Sendo Jesus o descendente o qual Deus se referiu, porquê Abraão creu Nele, que de Jesus sairia uma grande Nação. João 12: 30 ao 32. Quando Deus fez a Aliança com Abraão, o Evangelho do Reino, as boas novas eram pregadas a Abraão. Gl. 3: 8.
Abraão, o Pai da Fé, da grande Nação que tem fé em Jesus Cristo, esta é a grande Nação que Deus prometeu a Abraão. Gl. 3: 9; Rm. 1: 16 e 17; Rm. 3: 22; Hb. 12: 2.

5ª_ALIANÇA - MOSAICA: Esta aliança foi feita exclusivamente com a casa de Israel. Êxodo. 19: 1 ao 6.Deus confirmou a sua aliança com a casa de Israel, dando a eles uma Lei para que eles pudessem seguir. Êxodo 24: 1 ao 12. Mesmo está lei feita com a casa de Israel não poderia salva-los, pois não era perfeita. Hb. 7: 18 e 19. A lei só veio para que o homem viesse a reconhecer que era pecador e por isto precisava de um salvador. Rm. 7: 7. Mas, na verdade a lei só veio para conduzir o homem a Jesus Cristo. Gl. 3: 24; Rm. 10: 4.


6ª ALIANÇA – DAVIDICA: Na aliança com Davi, Deus promete a Davi que o seu reino, seria um reino que duraria pára sempre. II Sm. 7: 16. Como foi com Abraão, assim Deus foi com Davi. A promessa seria cumprida em seu descendente. II Sm. 7: 12. O descendente que levantaria de Davi, quando ele estivesse morto, é Jesus Cristo. Atos 2: 22 ao 32.


7ª ALIANÇA – ALIANÇA ETERNA OU NOVA ALIANÇA: A Aliança Eterna á a mais importante de todas, pois nela inclui todas as alianças.
Esta foi feita no céu entre o: PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO. Cl. 1: 15 ao 20; Jõ. 1: 1 ao 3. A Aliança Eterna começou a se cumprir quando Jesus morreu na cruz co Calvário por nós. Jõ. 4: 14 ao 16; Lc. 22: 20; Hb. 9: 14 e 15. Mas a Aliança só foi consumada quando Jesus Cristo ressuscitou. Hb.13: 20; I Co. 15: 55; I Co. 15: 26.

A Palavra de Deus nos mostra que a Aliança Nova firmada com a casa de Israel e Judá está dentro da Aliança Eterna. O perdão para Israel virá através do sacrifício Jesus na cruz do Calvário. Cl. 3: 11; Hb. 8: 10 ao 13; Hb. 7: 22 ao 25; Jr. 23: 5 e 6.

Antes estávamos separados de Deus, mas hoje pelo sangue de Jesus Cristo, o sangue da Aliança Eterna, nós temos comunhão com Deus. Hb. 10: 19.
A Aliança Eterna é a única aliança que nos garante a vida eterna. Jõ. 4: 46 ao 58. A Aliança Eterna que Deus fez conosco, nos resgatou de todas as maldições e da morte e nos deu vida eterna. Gl. 3:13 e 14.
A Aliança Eterna nos dá o direito de voltar a ser imagem e semelhança de Deus, basta imitarmos a Jesus. Ef. 5: 1; Porque Jesus é a imagem e semelhança de Deus. Hb. 1: 3; Rm. 8: 29; I Co. 15: 49; Cl. 3: 10.
Esta Aliança nos garante uma nova Terra, uma nova cidade. Hb. 12: 21 ao 24.

NOVA ALIANÇA: Um novo tipo de aliança.

NOVA ALIANÇA: Lc. 22: 20 Uma aliança que nunca foi feita com ninguém. Como uma casa construída em um lugar, onde nunca tinha sido construída.
Sendo assim , Deus com o seu infinito amor deu o que ele tinha prometido para uma nova aliança agora com toda humanidade.
Entregar o seu filho por mim e por você
S.João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida Eterna.
Veio e se fez carne e habitou entre nós , nasceu em uma manjedoura , cresceu na sabedoria do Pai, foi batizado , começando o seu ministério já resistindo as tentações de satanás no Deserto, fez maravilhas , curo,libertou, fez cegos enxergarem, fez coxos andarem, surdos ouvir, paralíticos a andar etc etc..., mas de tudo isso queremos analisar alguns textos em que Jesus com o seu amor infinito demonstrou por nós.

Exemplo :Aliança da cura:  a mulher do fluxo de sangue , houve ali um ato de misericórdia dele por ela ao toca-lo , pois a virtude que sai dele acabou havendo uma forte aliança entre ela com ele, recebendo assim a sua cura.

Aliança do perdão: a mulher adultera , que jesus ao ver que o povo iria apedreja-la pela lei da época, teria que morrer, mas Ele pela sua misericórdia pergunta ao povo , quem não tem pecado que atire a primeira pedra e todos foram embora, e Jesus ao olhar em seu olhos disse para ela mulher cade seu acusadores? Então nem eu mesmo posso te acusar , vai e não peques mais, havendo ali uma aliança grande dela por ele em gratidão e pelo seu amor.

Outro exemplo a parábola do filho pródigo a grande compaixão pelo perdão do pai para com o filho em lucas 15 : 11-24.
Deus deu seu único filho para que essas e outras alianças possam se cumprir hoje em sua vida e o maior de todos a ALIANÇA DO AMOR DE DEUS.
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.     Gálatas 2:20

VENHA HOJE MESMO AOS BRAÇOS DO PAI E TER A ALIANÇA ACEITANDO A JESUS COMO SEU ÚNICO SALVADOR.




                                                                            Pb. Marcos Borriello dos Santos

                                                                                      16/08/2015


---------------------------------------


COMO TRATAR COM O PECADO

Antes de ser Crente : Ignorância por não conhecer a palavra de Deus. Atos 17:30
Crentes: Se pecar tem o advogado Jesus. 1 João 2:1-2.

Tratamento individual: Mateus 18.

- Ver um irmão pecar ter com ele só. vers. 15
- Se não ouvir volta com uma ou duas testemunhas. vers. 16
- Se recusar trazer a Igreja, ( Pastor, Presbítero ). vers. 17
- Se os irmãos se entenderem se perdoarem foi ligado no céu. vers. 18
- Se os dois orarem juntos. vers. 19 > Deus abençoa.
- Pecar contra outro ( é falar mal do outro ). vers. 21
- Se os dois ou três adorarem Jesus juntos, Jesus estará no meio deles. vers. 20
- Perdoar sempre, sempre alguém falará mal do outro. vers. 21-22
- Tiago 4:11-12 > Conselho da palavra, não falar mal dos outros.
- Pra orar e Deus atender, tem que primeiro perdoar. Marcos 11:25-26b
- É preciso tomar cuidado para não ser testemunha falsa, senão semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:19
- Pecados despercebidos: Gálatas 5:19-20

  Inimizade: Ódio do outro; Contendas; Debate, Brigas; Dissenções; Divergência, Desavença;
   Partidos: quebra de relacionamentos.

- O pecado está na carne onde somos provados ( experimentados ) sendo aprovado receberá coroa da vida. Tiago 1:12.
- O crente é tentado e atraído pela própria concupiscência ( impureza de coração ) > cobiça. Tiago 1:13-14.
- A cobiça concebida, dá luz ao pecado. O pecado consumado gera a morte. Tiago 1:15.

Tratamento Ministerial: os ministros da palavra cuidar dos crentes arrependidos. João 20:23; Judas 22, 23, salvar da duvida.

- É dever de cada crente cuidar de si mesmo para não pecar. 1 João 3:3-4.
O pecado perdoado não tem passado, Hebreus 8:12 > Deus deu nova chance. ( Deus não lembra ).

- Buscar sabedoria do Alto. Tiago 3:17

1- Pura : sem mistura.
2- Pacífica: promove paz ( se empenha ).
3- Moderada: equilibrado(a), prudente.
4- Tratável: sociável, amável. carinhoso.
5- Cheia de misericórdia: compaixão, perdão.
6- Bons frutos: qualidade, boa semente, fruto bom.
7- Sem parcialidade: não ter prediletos, faccioso(a).
8- Sem hipocrisia: fingimento de qualidades.

Esta sabedoria não é humana, é do Espírito Santo.

Buscar viver no Espírito Santo. Gálatas 5:25.

Perdoando-nos uns aos outros. Efésios 4:32 - Para viver o perdão de Deus em Cristo.

Orar uns pelos outros pra serem curados do pecado. Tiago 5:15,16a.

  Pr. José Carlos dos Santos
Santa Ceia, 08 de Agosto de 2015.





----------------------------------------


DELICIAS DA SALVAÇÃO

Judas 3  - A Salvação comum, dada pela fé que nos foi entregue.

Na graça por meio da fé não de nós, é dom de Deus. - Ef. 2:8

O perigo de perder a salvação é o pecado não tratado confessado e deixado. O pecado não tratado torna-se voluntário e corre o risco de não achar arrependimento.- Heb. 10:26 /  Prov. 28:13

No crente salvo qualquer deslize pesa: palavrão, inimizade, um programa indevido, um ambiente hostil, uma prática indevida corpo a corpo, uma influencia má, um pensamento mal. O crente fica desconfortado no espírito, pesa na salvação, e o crente passa a buscar forças em Deus através da palavra ouvida, lida, na oração, até sentir paz, com o Espírito Santo.

Na salvação há um mar de delícia espirituais, 12 ondas de prazeres.

1º- NÃO HÁ MORTE, SÓ VIDA ETERNA - João 5:24

2º - NÃO SEREMOS LANÇADOS FORA - João 6:37

3º - NOS ALIMENTAMOS NO SENHOR JESUS, VIVEMOS NELE - João 6:57

4º SOMOS UM RIO DE ÁGUA VIVA - João 7:38

5º S0MOS CONHECIDOS POR JESUS - João 10:27

6º  TEMOS A RESSURREIÇÃO EM NOSSO CORPO - João 11:25-26

7º  NÃO HÁ CONDENAÇÃO PARA NÓS QUE VIVEMOS NO ESPÍRITO - Rom 8:1

8º - SOMOS MAIS QUE VENCEDORES - Rom 8:37

9º - NADA É CONTRA NÓS - Rom 8:31

10º - NINGUÉM PODERÁ NOS ACUSAR - Rom 8:33

11º - SOMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ - Rom 5:1

12º - SOMOS BEM AVENTURADOS E SANTO - Apoc 20:6


Pr. José Carlos dos Santos
Santa Ceia - 12/07/2015





MATEUS 6:9-15 PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS..

VAMOS MEDIDAR NA ORAÇÃO QUE O SENHOR JESUS NOS ENSINOU.
É FÁCIL DETECTAR, PELO MENOS 3 OPORTUNIDADES DE FAZERMOS PEDIDOS PESSOAIS
1)UM DIZ RESPEITO AO PRESENTE – O PÃO NOSSO DE CADA DIA
2)OUTRO DIZ RESPEITO AO PASSADO – PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS
3)E O SEGUINTE DIZ RESPEITO AO FUTURO -  E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO!

É uma forma preventiva de orarmos a Deus E PEDIR QUE NÃO ACONTEÇA!
MAS, MUITAS VEZES VIVEMOS NA CONTRAMÃO DESTA ORAÇÃO. VEREMOS QUE GRANDES HOMENS CAÍRAM FEIO.

VAMOS NOS DETER NO ITEM 3 – NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO!

QUEM JÁ NÃO VIVEU A EXPERIENCIA DE PERDER UM FILHO, AINDA QUE MOMENTANEAMENTE, EM MEIO A MULTIDÃO. ?  E, APESAR DAS MUITAS VOZES, RECONHECEU O GRITO DO SEU FILHO DESAMPARADO E PERDIDO, EM MEIO ÀQUELA MUITIDÃO! MÃE, PAI!
EXODO 3-7 :  DE FATO TENHO VISTO A AFLIÇAO DO MEU POVO E OUVIDO O SEU CLAMOR, POR CAUSA DOS SEUS OPRESSORES, E CONHEÇO OS SEUS SOFRIMENTOS.
POR ISSO DESCEREI PARA LIVRÁ-LOS! HAVIA UMA ALIANÇA, HAVIA UM PACTO.  APÓS 430 ANOS DE CATIVEIRO, DEUS LEVANTA MOISES PARA LIBERTA-LOS DA OPRESSAO.  E AGORA O CLAMOR DOS FILHOS DE ISRAEL CHEGOU A MIM.

HOMENS QUE SUCUMBIRAM À TENTAÇÃO

DAVI – 2 SAMUEL  11 – OSIOSIDADE/NEGLIGENCIA/IMPRUDENCIA-  DAVI FICOU EM JERUSALEM, QUANDO DEVERIA ESTAR GUERREANDO.
VIU UMA LINDA MULHER, TIROU INFORMAÇÕES SOBRE ELA E, ELA VEIO E SE DEITOU COM ELE- VOLUNTARIEDADE PECAMINOSA. A OSIOSIDADE NOS TIRA DO FOCO.

I REIS 18 E 19 – TENTADOS APÓS GRANDES VITÓRIAS – ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA
ELIAS TRAVOU BATALHA COM OS 450 PROFETAS DE BAAL – ERA CONHECIDO COMO O PROFETA DO FOGO!
LOGO DEPOIS TEMEU A AMEAÇA DE UMA MULHER,TIROU OS OLHOS DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, E DEU OUVIDOS A AMAEAÇA DO INIMIGO.  CORREU PARA SALVAR A SUA VIDA E SE DIRIGIU AO DESERTO CAMINHO DE UM DIA.  AO CHEGAR, ASSENTOU-SE DEBAIXO DE UM ZIMBRO E PEDIU PARA SI A MORTE. SEU DIALOGO COM DEUS FOI: JÁ BASTA!!! DEITOU-SE E DORMIU. POREM O ANJO DO SENHOR TOCOU-LHE E LHE DISSE, LEVANTA, COME E BEBE. E ELE ABRIU OS OLHOS VIU O PÃO E A AGUÁ, COMEU, BEBEU E TORNOU A DEITAR-SE. EM SEGUIDA O ANJO LHE TOCOU NOVAMENTE E DISSE: LEVANTE E COME, POIS MUITO LONGE TE SERÁ O CAMINHO!

MATEUS 26:69-75 – PEDRO NEGA A JESUS – SEGUIR JESUS A DISTÂNCIA NA TERCEIRA VEZ QUE FOI INDAGADO, PRAGUEJOU DIZENDO, EU NÃO CONHEÇO ESTE HOMEM.

JUÍZES 16-4 VERSÍCULO CHAVE 20 

SANSÃO QUEBRA SEU VOTO LEVADO PELA SEDUÇÃO, PAIXÃO, ENCANTAMENTO.
ELE SE AFEIÇOOU A UMA MULHER, CHAMADA DALILA!
OS PRÍNCIPES DOS FILISTEUS A COMPRARAM PARA PERSUADI-LO E VER EM QUE CONSISTIA A SUA GRANDE FORÇA.
ELA LHE DISSE: DECLARA-ME, PEÇO-TE EM QUE CONSISTE A TUA GRANDE FORÇA E COM QUE PODERIA SER AMARRADO PARA TE PODEREM SUBJUGAR
       1) SETE CORDAS DE NERVOS FRESCOS, ENTÃO ME ENFRAQUECERIA E SERIA COMO QQ UM HOMEM
2 )AMARRAS-ME COM CORDAS NOVAS
3) SE TECERES AS SETE TRANÇAS DA MINHA CABEÇA COM URDIDURA DE TEIA E FIRMARES COM PINO DE TEAR
COMO DIZES QUE ME AMA, NÃO ESTANDO COMIGO O TEU CORAÇÃO! JÁ TRÊS VEZES ZOMBASTE DE MIM!
VERSÍCULO 16 IMPORTUNANDO-O ELA, TODOS OS DIAS COM AS SUAS PALAVRAS E MOLESTANDO-O, A ALMA DELE SE ANGUSTIOU ATÉ A MORTE!

ASSIM ELE DESCOBRIU-LHE TODO O SEU CORAÇÃO E DISSE: NUNCA PASSOU NAVALHA À MINHA CABEÇA PORQUE SOU NAZIREU DE DEUS DESDE O VENTRE DA MINHA MÃE!
SE VIER A SER RASPADA SAIRIA DE MIM A MINHA FORÇA E ME ENFRAQUECERIA, E SERIA COM QQ HOMEM.
DALILA MANDOU CHAMAR OS PRÍNCIPES DOS FILISTEU, PODE SUBIR, POIS ELE DESCOBRIU-ME TODO O SEU CORAÇÃO!
ELE ADORMECEU SOBRE OS SEUS JOELHOS, ELA CHAMOU  UM HOMEM PARA LHE RASPAR AS SETES TRANÇAS DE SUA CABEÇA E COMEÇOU A SUBJUGA-LO RETIRANDO-LHE TODA A FORÇA.
ENTÃO CLAMOU ELA: OS FILISTEUS VEM SOBRE TI SANSÃO; MAS ELE DESPERTANDO-SE DO SEU SONO DISSE: SAIREI COMO DAS OUTRAS VEZES E ME LIVRAREI, MAS O QUE ELE NÃO SABIA, É QUE O ESPÍRITO DE DEUS HAVIA SE RETIRADO DELE.
 MATEUS 26:69-75 – PEDRO NEGA A JESUS – SEGUIR JESUS A DISTÂNCIA
NA TERCEIRA VEZ QUE FOI INDAGADO, PRAGUEJOU DIZENDO, EU NÃO CONHEÇO ESTE HOMEM.

TENTADOS NO DESERTO -  MARCOS 1-9-13
COMO EU SENDO FILHO DE DEUS ESTOU PASSANDO POR TAMANHA VERGONHA, SOFRIMENTO, DOR? QUE HERDEIRO SOU EU? QUE FILIAÇÃO É ESTA?  ERA ESTE SENTIMENTO QUE ELE QUERIA PASSAR PARA JESUS.  SEU INTENTO ERA COLOCAR DÚVIDA QUANTO À SUA FILIAÇÃO.
MOTIVAÇÃO ERRADA - INVEJA E PERSEGUIÇÃO AO MINISTÉRIO DOS IRMÃOS
ATOS 8:9-24 – SIMÃO QUE EXERCERA EM SAMARIA A ARTE MÁGICA, POREM ,  MUITOS CRIAM ACERCA DO REINO, PREGADO POR FILIPE, E O PRÓPRIO SIMÃO CREU E FOI BATIZADO. MAS. AO VER QUE OS APÓSTOLOS DE CRISTO, IMPUNHAM AS MÃOS ÀS PESSOAS E ELAS RECEBIAM O ESPIRITO SANTO, OFERECEU-LHE DINHEIRO. DA-ME TAMBÉM DESSE PODER. PEDRO LHE DISSE: O SEU DINHEIRO TE SEJA POR PERDIÇÃO, PORQUE PENSASTE QUE O DOM DE DEUS SE COMPRA COM DINHEIRO. TU NÃO TENS PARTE E NEM SORTE NESTE MINISTÉRIO.
O DIABO DA TESTEMUNHO DOS FILHOS DE DEUS
ATOS 19:13-16  ALGUNS JUDEUS QUE ANDAVAM EXPULSANDO ESPÍRITOS MALIGNOS, TENTARAM INVOCAR O NOME DO SENHOR JESUS SOBRE OS ENDEMONINHADOS, DIZENDO: “EM NOME DE JESUS, A QUEM PAULO PREGA, EU ORDENO QUE SAIAM!”
14 OS QUE ESTAVAM FAZENDO ISSO ERAM OS SETE FILHOS DE CEVAS, UM DOS CHEFES DOS SACERDOTES DOS JUDEUS.
15 UM DIA O ESPÍRITO MALIGNO LHE RESPONDEU: “JESUS EU CONHEÇO, PAULO EU SEI QUEM É, MAS VOCÊS, QUEM SÃO?”
16 ENTÃO O ENDEMONINHADO SALTOU SOBRE ELES E OS DOMINOU, ESPANCANDO-OS COM TAMANHA VIOLÊNCIA, QUE ELES FUGIRAM DA CASA NUS E FERIDOS.

Ministrada pela Missionária Marisa Pina em 10/05/2015 - IEAB- CERÂMICA



AMÉM!
QUE ESTA PALAVRA ENCONTRE LUGAR EM NOSSOS CORAÇÕES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário