domingo, 25 de setembro de 2016


Características de uma Ovelha que se perdeu

“Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? 5 E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; 6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido”. Lucas 15: 4-6.
O Bom Pastor conhece as suas ovelhas e por este motivo, gostaria de compartilhar hoje esta palavra de forma a desmascarar e denunciar as estratégias malignas que insistem em bombardear o rebanho de Cristo, a Igreja gloriosa de Jesus. Podemos aprender na parábola citada por Jesus, que fatalmente pode acontecer que uma ovelha do rebanho se perca. Ora, se sabemos que isto pode acontecer; como de fato tem acontecido, vejamos algumas características de uma ovelha que se perdeu, para que possamos evitar a todo o custo que este fenômeno danoso ocorra dentro da Igreja.
Vejamos então quais são as características de uma ovelha que se perdeu:
1. Isolamento: “não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. Hebreus 10: 25.
A primeira característica que identifica que uma ovelha está se perdendo, é o isolamento. Ela se separa do convívio do aprisco, passa a caminhar sozinha e nunca está onde o rebanho está. Você sabia que os lobos não atacam o rebanho quando as ovelhas estão juntas? A visão do lobo fica confusa e ele enxerga uma ovelha gigante quando ficam todas reunidas. Por isto a estratégia dele é atacar a ovelha sozinha. Da mesma forma,  aqueles que estão fora da comunhão da Igreja se tornam presas fáceis nas mãos do inimigo pois estão sós. Portanto, congregar nada mais é do que a nossa proteção. Congregar é uma benção para nós. Não deixe e nem permita que o inimigo o isole do rebanho.
2. Murmuração: “E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. I Coríntios 10: 10.
Quando a ovelha se afasta do rebanho, a primeira atitude dela é balir. O balido é uma espécie de reclamação quando ela percebe que está distante do rebanho. Este balido chama a atenção do lobo que é atraído rapidamente ao encontro de sua presa. Você já ouviu a expressão: “Ninguém liga para mim”; “Falta amor nesta Igreja”; “O pastor nem sabe que eu existo”?. Segundo a bíblia, esta atitude atrai espíritos malignos. A murmuração é uma estratégia diabólica para fechar seu coração. Portanto não permita que sentimentos de amargura dominem o seu coração.
3. Pecado (Pelo sujo): “mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça”. Isaías 59: 2.
A ovelha quando está longe do Pastor e do rebanho, ela se embrenha no mato e fica cheia de “carrapichos” em seus pelos, ela encosta-se nos barrancos procurando passagem e acaba por se sujar mais ainda. Isto não lhe parece familiar? Muitos na Igreja primeiramente se isolam da comunhão do rebanho, falam mal da Igreja e por fim se enveredam por caminhos de pecados ficando cheios de “carrapichos”, acabando por cair no abismo. O abismo representa a separação de Deus. O pecado é legalidade que o diabo precisa para dar o golpe final contra sua vida. Por isto, não abra mão de sua consagração. Alimente-se diariamente do maná dos céus. Esteja sempre ao lado daqueles que podem tirar os “carrapichos” de sua vida.
Isolamento, Murmuração e Pecado são características de uma ovelha que se perdeu, mas se nós como Igreja gloriosa de Jesus Cristo agirmos rapidamente contra estas características, certamente evitaremos que a ovelha chegue ao estágio final que é o abismo. Então mãos a obra! Levantemos com ousadia e que possamos com determinação resgatar aquelas ovelhas que estão isoladas da comunhão da Igreja, murmurando, sujas e caídas no abismo do pecado, para que desta forma o Senhor Jesus Cristo seja glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário