Segunda, 18 Abril
2016
Informações do Autor
Dr .Raimundo Sotero de Menezes Filho
Presidente da SBD Regional Sergipe
Profº Expedito José de Almeida Rocha
Educador Físico e Membro da SBD
Profª Mônica Fabiana Carvalho do Valle
Membro da SBD
“Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os
homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”.
Paulo Freire
1
APRESENTAÇÃO
Este projeto oportuniza contato com:
·
Pessoas portadoras do diabetes mellitus, mas que desconhecem que são
portadoras;
·
Pessoas portadoras que não fazem tratamento e desconhecem o alto grau do
risco de sua saúde;
·
Pessoas situadas no primeiro terço da distribuição da renda familiar per
capita;
·
Pessoas analfabetas absolutas ou funcionais
·
Pessoas em risco social absoluto, por não terem acesso a tratamento com
qualidade em hospitais ou postos de saúde públicos em suas comunidades.
Em razão do projeto e sua implementação, serão realizadas diversas
atividades lúdicas e prazerosas no decorrer de todo o ano , com culminância no
mês de novembro em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes ,que é 14 de
novembro, oportunizando a participação e apoio de voluntários, instituições,
órgãos públicos, empresas e particulares, todos voltados em alertar a causa do
diabetes.
O projeto estrutura sua proposta de atendimento a 3.000(três mil)
pessoas, sendo que este número poderá sofrer alterações a depender do número de
atendimentos nas feiras, mutirões e participação na caminhada e demais eventos
promovidos.
Os níveis de atendimento estão afetos ao perfil sócio econômico do
seguimento da comunidade atendida, de forma que a todos lhes permitam
descobrir, se são portadores do diabetes, e as melhores formas de tratamento.
Desta forma, o resgate e recuperação da saúde do portador do diabetes,
não é apenas uma questão só de saúde pública, mas estende-se também a outras
dimensões como a autoestima, o amor-próprio, a cooperação, a autoconfiança, os
valores humanitários e éticos, a cidadania, e porque não dizer os laços
afetivos familiares.
Educar a população para essas dimensões exige ações político-sociais
efetivas eficazes, constantes e que não podem ser reduzidas ao âmbito
individual. Este é o papel da nossa instituição. Isto implica, alertar e
incorporar uma consciência coletiva da preocupação que todos devem ter em
cuidar da sua saúde, capacitando-se para atividades laborativas e por
conseguinte melhorar a sua qualidade de vida.
2. JUSTIFICATIVA
A diabetes está aumentando mundialmente. A diabetes é uma doença que
atinge os jovens e idosos, ricos e pobres. Mais de 360 milhões de pessoas
sofrem de diabetes. Até 2035, a Federação Internacional de Diabetes (IDF)
estima que mais de 550 milhões de pessoas em todo mundo terão a doença.
A diabetes debilita e pode matar. A cada 8 segundos, alguém morre em
decorrência de complicações da diabetes. Ela está entre as 10 principais causas
de deficiências: dezenas de milhões de pessoas com diabetes sofrem de sérias
condições, como doença cardíaca, derrame, amputação dos membros inferiores,
retinopatia diabética (perda da visão ou cegueira causada pela doença diabética
dos olhos) e insuficiência renal.
A diabetes é uma grande ameaça mundial à segurança e prosperidade
humana. A diabetes empobrece famílias e sobrecarrega sistemas de saúde.
Uma grande proporção dos quatro milhões de pessoas que morrem anualmente em decorrência da diabetes está nos seus anos mais produtivos (entre 40 e 60 anos), resultando em um alto custo econômico à sociedade. Crianças morrem de diabetes Tipo 1 em países de baixa e média renda, porque elas não têm acesso à insulina que lhes é vital.
Uma grande proporção dos quatro milhões de pessoas que morrem anualmente em decorrência da diabetes está nos seus anos mais produtivos (entre 40 e 60 anos), resultando em um alto custo econômico à sociedade. Crianças morrem de diabetes Tipo 1 em países de baixa e média renda, porque elas não têm acesso à insulina que lhes é vital.
Praticar exercícios físicos moderados e manter um peso corporal saudável
pode ajudar a prevenir a diabetes do Tipo 2. Até o momento, não existe uma
terapia comprovada que previna ou cure a diabetes Tipo 1.
Por isso e muito mais, é que se justifica fazer a campanha do Dia
Mundial do Diabetes, além de campanhas educativas e de conscientização durante
todo o ano. Pela gravidade da situação, é que não devemos nos limitar ao mês de
novembro para estimular a divulgação dos nossos objetivos. Lembrando que, o
ponto alto do projeto de divulgação do projeto é o mês de novembro, o mês AZUL,
comemorando o Dia Mundial do Diabetes.
3. OBJETIVO GERAL
·
Divulgar a causa e diagnosticar novos casos de diabetes.
3.1 ESPECÍFICOS
·
Sensibilizar empresários, representantes de empresas, trabalhadores,
suas famílias e comunidades para conhecerem e apoiarem a campanha de prevenção
do diabetes;
·
Começar a divulgar o “mês AZUL”, nos meios de comunicação durante todo o
ano;
·
Intensificar a campanha de prevenção ao diabetes no mês de novembro;
·
Diminuir os índices de absenteísmo por causa de problemas de saúde;
·
Reduzir os custos com despesas hospitalares e ambulatoriais com
problemas de saúde causados pela obesidade, pressão alta, glicemia etc;
·
Promover a saúde e prevenção de doenças por meio da prática de
exercícios físicos e melhoria/manutenção da aptidão física
·
Desmistificar o diabetes, suas causas, fatores de risco, tratamento etc;
·
Desenvolver e fortalecer a auto-estima e o amor-próprio no portador do
diabetes;
·
Desenvolver habilidades para geração de renda;
·
Estimular os laços afetivos;
·
Resgatar valores humanitários e éticos;
·
Estimular a interação social;
·
Ocupar o tempo livre com atividades esportivas, lúdicas e prazerosas;
·
Incentivar a cooperação e a autoconfiança.
4. DA ABORDAGEM
·
Imprensa (escrita e falada);
·
Métodos audiovisuais;
·
Adesão de empresas e grupos esportivos, que tenham a cor azul em
destaque em suas marcas;
·
Mutirão do Diabetes;
·
Iluminação dos prédios públicos e privados na cor azul;
·
Atividades esportivas voltadas para o Dia Mundial do Diabetes.
5. SUGESTÕES DE AÇÕES E ATIVIDADES
ACERCA DO DIABETES
A criação de um comitê de planejamento com representantes de cada setor
envolvido diretamente aumentará a probabilidade de sucesso do projeto de
campanha. Trabalhando em conjunto, o comitê pode dividir as tarefas, colaborar
e incentivar o ingresso de novos apoiadores e voluntários a participarem do
projeto. Talvez você possa contar com o apoio de escolas, comércio e
organizações, secretaria de saúde, e encarregar um coordenador para liderar
este comitê:
1. Organizar e
participar da caminhada de conscientização e em comemoração ao Dia Mundial do
Diabetes em sua comunidade em 14 de Novembro, ou em uma data próxima.
2. Organizar um grupo
de apoio na comunidade para pais de crianças que sofrem de diabetes;
3. Promover um acampamento para crianças diabéticas, convidando voluntários
para trabalharem;
4. Organizar ciclo de palestras em escolas, órgãos públicos, hospitais etc, e
com apoio de médicos endocrinologistas com especialização em diabetes, para
falar sobre o diabetes;
5. Buscar parcerias com secretarias estadual e municipais de saúde em seu
estado, para organizar mutirões de saúde para exames de detecção do diabetes,
exames oftalmológicos, aferição da pressão arterial;
6. Distribuir nestes eventos cartazes, panfletos, folders e revistas com textos
educacionais para aumentar o conhecimento sobre diabetes, como também em feiras
públicas ou qualquer outro evento de grande aglomeração pública como shows,
estádios esportivos etc.
7. Organizar um grupo de caminhada para cidadãos da meia idade que sofrem de
diabetes;
8. Doar livros com informações atuais sobre diabetes para a biblioteca local e
coloque um marcador de livros com informações (carimbo e texto) sobre o
patrocinador da doação;
9.Criar e divulgar um website local, e colocando artigos sobre o diabetes e
divulgando todos os eventos com calendário;
10.Promover a prevenção do diabetes utilizando anúncios de utilidade pública,
em toda mídia local;
11 Realizar evento com uma aula de culinária para pessoas portadoras de
diabetes, com nutricionista especializada em diabetes;
12. Organizar o plantio de uma horta comunitária para incentivar uma
alimentação saudável;
13. Trabalhar junto a enfermeiros e podólogos devidamente credenciados da
comunidade, para organizar exames de pés diabéticos em locais previamente
escolhidos;
14. Trabalhar com profissionais da área da saúde para oferecer exames às
populações “em risco” da sua cidade;
15. Estabelecer parcerias com associações locais na área de diabetes para
oferecer programas e materiais;
16. Realizar uma angariação de fundos para um acampamento ou fundação para
diabéticos;
17. Oferecer , se assim for possível, apoio financeiro para as pessoas
carentes, para que possam comprar medicamentos e outros suprimentos de controle
da diabetes, ou orientá-las para obter gratuitamente através do posto médico ou
órgão congênere ;
18. Divulgar a importância de um exame anual de dilatação dos olhos para
detecção da doença ocular diabética;
19. Oferecer materiais educativos sobre a diabetes para clínicas, hospitais,
farmácias e consultórios médicos.
20. Realizar em outubro, uma feira comunitária anual de saúde e exposição sobre
diabetes, onde serão ofertados ao público exames de saúde, palestras,
demonstrações culinárias, orientação nutricional, exames do nível de glicemia
no sangue, peso, altura, aferição da pressão sanguínea circunferência abdominal
dentre outros;
21. Realizar um passeio ciclístico com portadores do diabetes;
22. Organizar um fórum ou reunião municipal para destacar os assuntos e
questões críticas sobre o atendimento ao diabético na comunidade;
23. Patrocinar um estudante deficiente visual ou cego, talvez por decorrência
da doença diabética dos olhos;
24. Oferecer transporte para consultas médicas a uma pessoa com deficiências
visuais causada pelo diabetes;
25. Organizar uma ou mais palestras de um profissional da área médica em um
evento comunitário sobre a importância do exame de dilatação da pupila;
26. Fazer uma parceria com a enfermaria da escola ou com um profissional da
área oftalmológica para realizar um evento de exames de diabetes na escola e
convidar pais e avós a participarem;
27. Lançar campanha para que prédios públicos (em especial secretarias de
saúde), assembleias estaduais, câmaras municipais, pontos turísticos, shoppings
sejam iluminados externamente com a cor azul no mês de novembro
28. A Regional da SBD ou representante legal na região (delegado) deve
providenciar que médicos e enfermeiros ofereçam serviços relacionados a
diabetes através de uma clínica de diabetes, na semana em que se comemora o Dia
Mundial do Diabetes.
No mês de Outubro, a Regional da SBD ou representante legal na região
(delegado) realizará a sua Feira/Mutirão Comunitária anual de saúde com
exposição sobre diabetes, onde serão oferecidos ao público exames de saúde,
palestras, demonstrações culinárias, orientação nutricional, exames do nível de
glicemia no sangue, do pé diabético, peso, altura, circunferência abdominal e
verificação da pressão sanguínea.
Este evento não só terá um impacto positivo na comunidade e na vida dos
pacientes, como também contribuirá para que se tenha uma população mais
saudável e produtiva.
AS MELHORES DICAS PARA ORGANIZAR UMA
CAMINHADA
1. Monte um Comitê
Organizador;
2. Realize a primeira reunião informativa e estabeleça uma programação para as
reuniões;
3. Identifique pessoas para contatar na comunidade conforme indicação dos
membros do comitê. Os contatos podem ser: patrocinadores em potencial, pessoal
da mídia, artistas, distribuidores de pôsteres, gráficas etc e grupos de
participantes;
4. Estabeleça uma data e horário para o evento;
5. Determine um trajeto;
6. Obtenha aprovação da prefeitura ou de outros órgãos, se necessário.;
7. Organize patrocínio local para distribuição de camisas, lembranças, bebidas(
água ou suco que serão distribuídos no trajeto) e comidas;
8. Contate a mídia (rádio, televisão, jornal) para conseguir propaganda
gratuita ou então patrocínio;
9. Informe e convide profissionais da área da saúde, membros do governo e
celebridades para que apoiem e participem do evento;
10. Visite o local e o trajeto para determinar se há necessidade de voluntários,
equipamentos e para prever e se preparar para possíveis problemas.
11. Consiga um trio ou mini trio elétrico para animar os participantes durante
a caminhada.
12. Com apoio de profissionais de Educação Física, no início da caminhada fazer
aquecimento muscular, e ao final do percurso ministrar uma atividade de
alongamento e relaxamento muscular.
13. Recomendamos que no ponto final do percurso, monte-se uma estrutura para
aferição de pressão e nível glicêmico.
14. A Regional da SBD ou seu representante legal na região (Delegado) deve
providenciar que médicos e enfermeiros ofereçam serviços relacionados a
diabetes através de uma clínica de diabetes, na semana em que se comemora o Dia
Mundial do Diabetes.
No mês de Outubro, Regional da SBD ou seu representante legal na região
(Delegado) realizará a sua Feira/Mutirão Comunitária anual de saúde com
exposição sobre diabetes, onde serão oferecidos ao público exames de saúde,
palestras, demonstrações culinárias, orientação nutricional, exames do nível de
glicemia no sangue, do pé diabético, peso, altura, circunferência abdominal e
verificação da pressão sanguínea.
Este evento não só terá um impacto positivo na comunidade e na melhoria de vida
dos pacientes, como também contribuirá para que se tenha uma comunidade mais
saudável e mais produtiva.
6. DA DIVULGAÇÃO
Dê ao seu projeto o reconhecimento que ele merece! Informe a comunidade
local sobre os próximos eventos da Regional da SBD para divulgar o seu projeto
de serviço.
Sugestões:
·
Afixar folhetos
·
Contatar a rádio ou estações públicas de televisão locais para fazer
cobertura do evento
·
Enviar comunicados à imprensa aos jornais locais
·
Publicar informações sobre o projeto no website da Regional da SBD ou em
outros sites de redes sociais, como o Facebook, You Tube etc.
·
Convidar a mídia local para os eventos
COMEMORE O SUCESSO ALCANÇADO
Não se esqueça de compartilhar as realizações do seu projeto com as
pessoas que contribuíram para o êxito alcançado. Distribua um comunicado à
imprensa e as demais mídias local, e envie um boletim aos membros da comunidade
que apoiaram o projeto.
Envie cartões de agradecimento àqueles que participaram. Talvez seja uma
boa idéia conceder certificados de reconhecimento aos que ajudaram. Uma boa
maneira de reconhecer a colaboração de todos é organizando uma cerimônia em
homenagem aos voluntários e parceiros do projeto. Não se esqueça de
compartilhar o seu êxito, publicando fotos nas páginas do Facebook, You Tube e
outras redes sociais.
7. DA DURAÇÃO DO PROJETO
Será realizado durante todo o mandato do presidente em exercício da
instituição
8. DA AVALIAÇÃO
O acompanhamento e avaliação deste projeto serão de responsabilidade do
Comitê Organizador, e realizado por toda equipe envolvida na operacionalização
do projeto, para coleta de dados, análise e discussão de casos de portadores de
risco, avaliação, acompanhamento e elaboração de planilhas com resultados e
dados estatísticos apurados no evento e redefinição de atividades necessárias a
sua boa execução.
Na perspectiva técnica-científica, a avaliação e o planejamento são
atividades inseparáveis, formando um processo único, no qual devem ser
definidos os objetivos, as estratégias para se alcançar um resultado final
positivo. Haverá reuniões mensais dos comitês para a realização do planejamento
e execução das atividades inclusas no calendário.
9. DOS PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS
Com base no conhecimento geral acerca dos cenários em todo o Brasil,
compreende-se que, para cada uma dessas sugestões de atividades mencionadas,
existe uma série de procedimentos organizacionais locais, que transcendem a
esfera técnica da equipe da SBD na administração e realização das mesmas.
Estamos conscientes de que, pela própria diversidade cultural brasileira
e pela enorme extensão territorial que possuímos, haverão inúmeros e
diferenciados procedimentos organizacionais.
Nesse sentido, para uniformizar as ações em todo o Brasil, e fortalecer
a estrutura organizacional do evento a nível nacional, sugerimos a adoção de
procedimentos para realização de cada uma delas. Tais procedimentos poderão
receber novos formatos, sugestões e a própria inclusão ou exclusão, à medida
que serão aplicados, buscando sempre a melhor adequação, otimização e sucesso
do evento.
9.1 FLUXOGRAMA
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